De volta ao presencial, projeto leva ciência e teatro a escolas públicas de MS

Categoria: Sem categoria | Publicado: quinta-feira, outubro 28, 2021 as 08:28 | Voltar

Na estreia, “Mistério e Ciência Among Us” foi apresentado para mais de 300 estudantes 

A ação “Mistério e Ciência Among Us”, do Projeto Mídia Ciência de Jornalismo Científico, será apresentada até o dia 4 de novembro, em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, como parte das atividades da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No primeiro dia de evento, a iniciativa foi apresentada para mais de 300 estudantes e a expectativa é que até o final da SNTC aproximadamente três mil alunos sejam alcançados.

“Um dos propósitos do Mídia Ciência sempre foi encontrar uma ponte de comunicação entre o projeto e os alunos de ensino médio da rede pública de Mato Grosso do Sul. Pela proximidade do vestibular, entendemos que muitos deles ainda precisavam de informações sobre oferta de ensino superior, processos seletivos, possibilidade de ganhar uma bolsa de estudos e auxílio financeiro”, explica o coordenador do Mídia Ciência, André Mazini.

Para tornar a ação interessante, o projeto se inspirou na estética do jogo Among US, que virou sensação durante a pandemia da Covid-19. Na história há um crime e os estudantes precisam descobrir quem é o assassino, sendo que toda essa dinâmica é apresentada na linguagem teatral e com embasamento científico. “Nosso objetivo foi montar uma ação que apresentasse para eles todas as possibilidades do ensino superior e a potencialidade da ciência de MS, mas tudo isso usando uma linguagem em que eles parassem para ouvir”, afirma Mazini.

Dentro da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o “Among Us nas Escolas” será apresentado hoje, em dois horários, às 14 horas, na Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito) e às 19 horas, no Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, após o lançamento da 6ª edição da Revista Corumbella, outra iniciativa da Fundect em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Para o ator e integrante do projeto Mídia Ciência, Bruno Moser, voltar a ter contato presencial com a plateia foi transformador. “Foi ótimo voltar a ter contato com a plateia. A essência do teatro é a proximidade, o olho no olho, a reação e a atmosfera que acontece naquele instante. Usar o teatro como ferramenta educativa dentro de projetos e escolas, reafirma em mim a certeza de que a arte é transformadora. Agradeço ao projeto a oportunidade e a coragem de propor ações artísticas para a juventude. Ciência e arte são catalisadoras uma da outra, sem dúvida”, pontua Moser, que tem 15 anos de carreira artística.

Atividade começou mediada pelas telas

Inicialmente, a ação Among Us foi apresentada de forma on-line, para estudantes de escolas públicas de Campo Grande e municípios do interior do Estado, com apoio da Secretaria Estadual de Educação de MS. Nesse formato, a iniciativa começou no dia 29 de julho, na Escola Estadual Peri Martins, de Bataguassu, cidade distante 310,9 km de Campo Grande.

Entre os dias 17 de agosto e 10 de setembro, a apresentação interativa foi apresentada em 11 unidades de ensino e para mais de 340 estudantes da rede pública. “A primeira fase de aplicação foi muito bem-sucedida. Tivemos uma recepção muito boa em todas as escolas que fomos. O que percebemos é que os estudantes estavam carentes de novidades em relação às aulas a distância. Como propusemos um modelo interativo, contando com teatro, game, sonoplastia e vários outros elementos de interação, todos os alunos e professores receberam com entusiasmo as ações, com dúvidas sobre o ensino superior e ciência, que era o nosso propósito”, pontua.

Mídia Ciência

O Mídia Ciência é um projeto desenvolvido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) juntamente com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A ação Among Us nas Escolas teve o apoio da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED).

Programação completa

28/10

14h - E.E. Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias

19h - Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone

29/10

9h - E.E Waldemir Barros da Silva

14h- E.E Profª Thereza Noronha de Carvalho

03/11

9h - E.E Emydio Campos Widal

14h - E.E. Amando de Oliveira

04/11

9h - E.E. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha

14h - E.E Lúcia Martins Coelho.

Serviço - Mais informações sobre o projeto, acesse o perfil @midiaciencia nas redes sociais

Publicado por: mdobashi@semagro.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.